Isometric Grid – Criando uma grade isométrica em menos de 2 minutos

Isometric Grid

Nesse artigo rápido irei explicar uma forma bem rápida de construir uma grade Isométrica popularmente conhecida como isometric grid. A isometric grid foi bastante utilizada em games da década de 80 e 90 para simular o 3D e hoje é bastante utilizada na criação de assets para jogos 2D e concept arts para assets de jogos em 3D.

A grande maioria de jogos mobiles que encontramos principalmente na categoria de estratégia são isométricos podemos dizer assim, muitos deles utilizam o 3d para renderizar os seus assets mas muitos jogos ainda utilizam o bom e fiel 2d do início ao fim.

Coloquei abaixo alguns exemplos de assets construídos com a Isometric Grid:

Bom, então depois de ter mostrado para você a utilização e importância da Isometric Grid vamos aprender como construir uma, vamos lá?

1º Passo – Criar um novo arquivo

Crie um novo arquivo com as configurações abaixo:

2º Passo – Criação das colunas na Isometric Grid

Selecione a ferramenta Line Tool (u) e faça uma linha vertical pressionando o shift de cima a baixo da folha com a cor de preenchimento preta. Após fazer a linha duplique a camada apertando Ctrl + j por 30 vezes para criar 30 linhas. Pegue a última layer duplicada e com o shift pressionado arraste-a para o lado direito do papel, como na imagem abaixo:

3º Passo

Selecione todas as layers das linhas e com a ferramenta selection tool selecionada vá na barra de propriedades no topo e selecione a opção “Distribute horizontal centers” distribuindo todas as linhas horizontalmente com o mesmo espaçamento entre elas.

4º Passo

Após ter feito isso, clique com o botão direito do mouse sobre as layers selecionadas e selecione a opção Merge Shapes e duplique mais duas vezes essa camada.

5º Passo

Com a Layer do meio selecionada (linhas copy) vá no menu Edit > Transform > Rotate e rotacione para a esquerda 60º.

6º Passo

Selecione agora a layer de cima (linhas copy 2) e faça o mesmo que fez no passo anterior, porém para o lado direito 60º.

7º Passo

Agora selecione as 3 layers e clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Merge Shapes, redimensione na tela para que pegue de uma ponta a outra com o shift pressionado e pronto, sua isometric grid está feita e agora você poderá começar a criar os seus próprios assets para o seu jogo!

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Grande abraço e até o próximo artigo!

Diemano Nóbrega :Professor, empreendedor e idealizador do Congames. É apaixonado por Criação de Jogos e quer ajudar você a construir o seu primeiro game.