Carreira na indústria de games: design de games, game art ou game design?


Mas qual é a diferença entre design de games, game art e game design?

Bom, design de games e game design de forma bem superficial é a arte de analisar, projetar, construir regras entre outras funções na criação de um jogo. Também é uma função que conecta equipes de áreas diferentes na criação de um jogo para interagirem de forma que a construção do jogo flua seguindo de acordo com o planejado para o projeto.

Já o game art é responsável por toda a representação visual que poderá existir entre o jogo e o jogador. Tudo o que é visto no jogo, os elementos, o plano de fundo, os personagens, as telas, enfim. Tudo feito em 2D ou 3D.

Não saber diferenciar essas funções é muito comum para quem não conhece ou não está dentro do universo de criação de jogos.

E aqui nesse artigo vamos focar na área artística do jogo, no game art. Vamos explorar tudo sobre a carreira de um game artist ou artista de games, quais são os cargos, funções exercidas, salários e como você pode começar nessa área.

A indústria de games tem bastante espaço e precisa de muitos tipos de artistas. A maioria dos estúdios funcionam mais ou menos como uma corte do rei.

Crédito da imagem: Freepik

No topo está, ou deveria estar, o Diretor de Arte, que infelizmente não consegue fazer muitas artes.

Diretor de arte

Diretores de Arte são muito ocupados tendo reuniões e mantendo orçamentos e cronogramas. Eles supervisionam toda a arte que está sendo produzida.

Eles estabelecem uma visão geral do jogo e explicam as decisões de arte para o resto dos gerentes.

Salário

De acordo com o site Glassdoor.com um Diretor de Arte na Blizzard Entertainment ganha inicialmente a bagatela de $138k/ano e pode chegar até $157k/ano. Nada mau hein?

Blizzard Entertainment – The Orc

Já na Electronic Arts essa média salarial diferencia um pouco partindo de $82k/ano até $145k/ano, o que faz você ganhar menos ou mais em uma mesma função dentro da mesma empresa é tempo de experiência, habilidades diferenciadas e até mesmo projetos mais importantes que você trabalha lá dentro.

Electronic Arts – Redwood City

A função de Diretor de arte precisa ser conquistada e você precisará subir cada degrau em cada função para poder adquirir experiência suficiente para o cargo.

Uma das habilidades primordiais que um diretor de arte deve ter, segundo o site payscale.com, é ter Photoshop no seu currículo 😉

Lead Artist

Chris Lowrey – Lead Artist na Gameloft

Logo abaixo do Diretor de arte estão os generais do reino, os Lead artists. O artista líder executa muitas tarefas que o Diretor de arte iniciou, eles também colocam a mão na massa e atualmente trabalham nos assets do jogo.

Muitas vezes eles serão líderes de equipes e terão um número de artistas trabalhando nelas. O nome líder no título refere-se à hierarquia e não o tipo de artista, você pode trabalhar em qualquer função em uma equipe na construção de um jogo e ter o título de líder, mas na frente vou explorar os tipos de funções.

Salário

O salário de um Lead Artist na Empresa de jogos Kabam pode variar entre $82k/ano a $94k/ano fora os benefícios.

Kabam – Funcionários jogando Underworld Empire juntos.

Já na Electronic Arts paga 31% a mais do que a média nos Estados Unidos, vai de $120k/ano a $138k/ano.

Senior Artist

Próximo a linha dos guerreiros no mundo dos artistas de jogos temos o Artista Senior (Senior artist). A descrição Senior refere-se a um artista que tem mais experiência e mais tempo na batalha do que Artista regular. Artistas Senior geralmente conseguem os melhores projetos e ganham os maiores salários.

Salário

O salário pode variar entre $97k/ano e $114k/ano na Electronic Arts, porém em outras empresa pode variar essa média. Na Activision o salário de um artista sênior está entre $87k/ano e $94k/ano.

Activision – Santa Mônica

Artistas Regulares

Escritório da Riot em Santa Mônica – CA

Os artistas regulares são a locomotiva do mundo dos jogos. Pegam todo tipo de serviço que precisar e trabalham muito e sempre têm que está com um sorriso no rosto. Essa é a função que geralmente você inicia nessa área artística dos jogos.

Salário

O salário para um artista de jogos varia em torno de $81k/ano a $105k/ano na Valve Corporation, já na Glu que é uma empresa de jogos mobile eles pagam para um artista de jogos 6% abaixo da média no Estados Unidos ficando o salário a partir de $50k/ano até $63k/ano.

Comparando a Glu e a Gameloft ,ambas produtoras de jogos mobile, a média salarial é quase a mesma sendo a Gameloft como a que ainda paga melhor podendo chegar até $68k/ano.

Na Ubisoft você pode entrar lá como artista de jogos ganhando no início aproximadamente $3.160,00 por mês

O que deduzimos é que as empresas para jogos mobile ainda pagam um salário um pouco abaixo da média que as empresas de jogos de console. Será que essa realidade vai mudar?

Os tipos de artistas

Agora que sabemos os níveis hierárquicos dentro do setor de criação artística de uma empresa de jogos. Vamos especificar os principais tipos de artistas  e atividades que ele exercem nessas empresas.

UI artists

Responsáveis pela interface de usuário em um jogo, incluindo botões, textos, displays de informação, menus do jogo e elementos internos como a pontuação, vidas do personagem e telas de configurações. Eles são os mestres da tela e realmente se preocupam com cada pixel individualmente.

Principal Software utilizado: Photoshop.

Salário

A Blizzard atualmente remunera seu Artista de interface com o valor entre $81k/ano a $98k/ano.

Concept artists

Concept Art – Destiny (Bungie)

James Pickthall, veterano na indústria de games que já teve como clientes empresas como Nintendo, Microsoft, Rare, Bethesda, Rebellion, BBC e Konami, dá uma ótima definição para o que é Concept art.

“Concept art não é o mesmo que uma ilustração. É criar uma visão artística única que tem o poder de suprir uma franquia.”

Como James Pickthall disse, o concept artist tem essa responsabilidade, de criar artes conceituais de algo que não existe ainda, ou seja, criações únicas.

Principais softwares utilizados: Photoshop, SketchBook Pro.

Salário

O valor recebido por um concept artist na Electronic Arts pode variar entre $50k a $81k por ano.

Na Blizzard Entertainment o valor já sobe mais variando entre $68k a $92k anualmente.

Cinematic Artists

Cenas do trailer do jogo: Quantum Break

O foco principal de um Cinematic artist é projetar, criar e editar vídeos para o jogo e cenas de fundo, criando essencialmente o “mundo” do jogo. Assim como no filme cinematográfico, o Cinematic artist precisa fazer as cenas do jogo fluir sem problemas, envolvendo continuamente o jogador criando uma ligação entre uma cena e outra.

Bons cinematic artists têm um senso muito forte de composição. Eles estão em sintonia com o ritmo, o tempo, o diálogo, movimentos de câmera, e o “fluxo” geral do jogo.

Os efeitos visuais produzidos nos jogos modernos estão se tornando cada vez mais impressionantes e altamente respeitados.

Principais softwares utilizados

Para Edição:

  • Final Cut Pro
  • Adobe Premiere
  • Avid

Áudio:

  • Protools
  • Adobe Soundbooth (Audition CC)
  • Audacity

VFX/Composição:

  • Adobe After Effects
  • Adobe Photoshop
  • Nuke

VFX/3D:

  • Blender
  • 3D Studio Max
  • Maya
  • Cinema 4D

Salário

Na minha opinião a Blizzard se destaca no quesito Cinematic e para esse cargo ela paga muito bem começando a partir de $64k/ano e quando você for crescendo no cargo poderá alcançar o nível sênior podendo chegar até $126k/ano.

Modeladores

Modelo esculpido do Orgrim da Blizzard Entertainment

Os modeladores facilitarão todo o trabalho dos profissionais de animação e da engenharia do jogo. A modelagem em Clay (uma massa especial) ou em argila é a arte da escultura.

O trabalho do artista conceitual começa a ganhar forma tridimensional e, essa etapa é necessária para facilitar o próximo passo do processo: a modelagem digital.

Através da escultura tradicional é possível efetuar a visualização tridimensional daquilo que era bidimensional. As vestimentas, armaduras, armas, capacetes, enfim, os detalhes da escultura auxiliam a estudar a mobilidade do personagem.

Materiais utilizados: Massa de modelagem Clay, Ferramentas para esculpir, arames e etc.

Salário

O salário de um modelador Sênior pode chegar até $99k/ano na Blizzard Entertainment.

Ilustradores

Ilustração League of Legends (Riot)

Os ilustradores são os criadores de todo o conteúdo estático visual que tem no jogo. Os ilustradores são responsáveis por essas imagens bem trabalhadas que aparecem na tela de carregamento do jogo. Bem como uma variedade de outros materiais que serão utilizados para o marketing, propagandas, banners e etc.

Principais softwares utilizados: Photoshop, SketchBook Pro, Illustrator.

Salário

Para quem quiser seguir na carreira de ilustrador a Rockstar Games paga para um ilustrador iniciante $72k/ano podendo chegar até $83k/ano.

Level artists

Simon Fuchs – Senior Environment Artist da Crytek

Um Level artist ou Environment Artist é responsável pela criação de fases, missões cenários e também dos objetos que formam esse cenário.

Durante muitos anos na criação dos jogos, um único programador foi responsável por todas as visões do jogo – não havia uma profissão específica para criar o level design do jogo. O Level artist começa com o projeto conceitual dos níveis, que inclui esboços, renderizações e até modelos físicos. Uma vez que o design é finalizado, este transforma-se em ambiente modelado, levando à criação do próprio nível.

Um Level artist é responsável por criar ambientes interativos e realistas de um jogo. Aqui seguem algumas funções do Level artist que podem variar de acordo com a necessidade de cada empresa ou projeto:

  • Criar grandes elementos como mapas, prédios, montanhas, cidades, salas e túneis para o personagem ter uma boa movimentação no jogo.
  • Determinar as condições ambientais, como dia, noite e clima.
  • Configurar as regras básicas, tais como o sistema de pontuação, armas permitidas, jogabilidade, prazos ou recursos.
  • Especificar partes interativas do jogo, como portas, botões e alavancas associadas com mecanismos, teleporters e passagens escondidas.
  • Adicionar detalhes, criar texturas, sons, animação, iluminação e música.
  • Introduzir scripts de eventos em locais específicos desencadeadas por determinadas ações do jogador.
  • Criar os caminhos que os personagens seguem.

Principais softwares utilizados:

Para Normal Map: NDO e Photoshop

Para Textura: DDO e Photoshop

Engines: Unreal e Unity

Salário

O salário de um Senior Level designer pode variar entre 86k/ano a 93k/ano na Blizzard Entertainment.

2D artists

Oriental houses (Maria Istrate)

Os artistas 2D são responsáveis pela criação de qualquer elemento 2D que for necessário para o jogo, normalmente em jogos mobile criam os assets que serão utilizados, como prédios, plantas, personagens e qualquer outro elemento isométrico.

Os assets que são criados pelos artistas poderão ser utilizados em 2D ou colocados em um programa 3D dando assim referência de espaço e texturas que serão aplicados no 3D.

Principal software utilizado: Photoshop.

Salário

O salário médio de um artista 2D na Kabam é de $75k por ano. Essa estimativa foi baseada nos salários de 3 artistas 2D da empresa.

3D artists

Horizon Zero Dawn (Guerrilla Games)

O Artista 3D constrói os personagens, objetos e ambientes do jogo, incluindo formas de vida, cenário, vegetação, mobiliário e veículos, etc. Eles precisam equilibrar riqueza visual e detalhe com as limitações da tecnologia do jogo.

Principais softwares utilizados

Poderia citar vários softwares para diferentes objetivos e falar um pouco sobre cada um, porém como não é o objetivo desse artigo, então colocarei os 10 mais utilizados na área.

  • 3ds Max
  • Maya
  • Zbrush
  • Modo
  • Blender
  • Marmoset toolbag
  • Cinema 4D
  • Mari
  • Lightwave
  • Mudbox

Salário

Para um artista 3D a Blizzart Entertainment paga anualmente o valor médio de $74k.

Na Electronic Arts para o mesmo cargo o valor médio é de $76k por ano.

E a Riot Games a criadora do jogo League of Legends paga uma média de $56k anualmente para o seu artista 3D.

Estátua Annie e Tibbers na Riot Games

Conclusão

Você viu que a área artística de criação de jogos é bem vasta e segmentada nas grandes empresas. O que antes, nesse mercado, era responsabilidade de poucas pessoas em uma equipe, a área de criação vêm se destacando na criação de um jogo.

Para começar com criação de jogos, basta você dar o primeiro passo e se determinar nos seus objetivos.

Para chegar em uma grande empresa você precisar está sempre estudando e se profissionalizando para que quando a oportunidade estiver a sua frente você esteja preparado para aproveitá-la.

Como você leu no artigo, um dos programas mais utilizados para o setor artístico é o Adobe Photoshop, por ser um programa que eu considero ter todas as ferramentas necessárias para o seu desenvolvimento nessa área.

Se quiser iniciar na área artística da indústria dos games preparei um material bem interessante de como você pode utilizar o Photoshop para criar assets, interfaces, texturas e outros designs para a criação de um jogo.

Se chegou até aqui no artigo é porque no mínimo você quer saber mais sobre essa área ou precisa desse conhecimento para tocar os seus próprios projetos de jogos.

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Fontes:

http://cgi.tutsplus.com/articles/top-15-applications-for-3d-artists–cg-298
http://i.materialise.com/blog/top-25-most-popular-3d-modeling-design-software-for-3d-printing
http://www.animationcareerreview.com/articles/top-20-most-essential-software-artists-and-designers?page=0,1
http://en.wikipedia.org/wiki/Game_art_design
http://www.worldofleveldesign.com/categories/level_design_tutorials/becoming-level-designer-environment-artist-part1.php
http://design.tutsplus.com/articles/so-you-want-to-be-a-game-artist–cms-24719
http://www.techopedia.com/definition/88/level-design
http://www.creativebloq.com/career/getting-started-game-art-1012940
http://game-designschools.com/video-game-cinematic-artist/
http://www.glassdoor.com/

Diemano Nóbrega :Professor, empreendedor e idealizador do Congames. É apaixonado por Criação de Jogos e quer ajudar você a construir o seu primeiro game.